Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
O mapeamento corporal total com dermatoscopia digital com Fotofinder® consiste em exame de grande utilidade na detecção precoce do câncer de pele. O exame é realizado em duas etapas:
A primeira consiste na realização de fotografias de toda a superfície corpórea em posições padronizadas (mapeamento corporal total), permitindo, em exames subsequentes, a identificação de novas pintas ou mudanças no aspecto macroscópico (olho nu) das pintas já existentes anteriormente. Essa etapa é fundamental, já que a maioria dos melanomas é uma lesão que surge como uma “pinta nova” na pele.
A segunda etapa do exame é a dermatoscopia digital quando, após a seleção das pintas a serem acompanhadas, é realizada a dermatoscopia das mesmas, através de um dermatoscópio digital acoplado ao aparelho, e as imagens são armazenadas em software específico para comparação ao longo do tempo. Esta etapa serve para detectar melanomas que surgem da transformação maligna de nevos e, também, diagnosticar melanomas incaracterísticos, cujo único critério é o padrão de mudança ao longo do tempo.
Após a interpretação das imagens por um dermatologista especialista no método, o paciente recebe um laudo com todas as imagens, assim como orientação se há ou não alguma lesão que deve ser removida. Preconizamos, de uma maneira geral, o primeiro reexame comparativo em 6 meses e, a seguir, anualmente, mas tudo de acordo com o grau de risco de cada paciente. Nesse seguimento, as lesões são novamente fotografadas e comparadas lado a lado na tela do aparelho, permitindo visualizar mesmo as mudanças mais sutis. Esse acompanhamento periódico das imagens é fundamental para o sucesso do método.
Quando bem indicado e realizado por um profissional treinado, o mapeamento corporal total com dermatoscopia digital aumenta as chances de detecção precoce do melanoma, câncer de pele que pode dar metástase e levar ao óbito quando não diagnosticado em estágio inicial, além de reduzir a remoção desnecessária de pintas benignas.
Está indicado para pacientes com múltiplos nevos (pintas), nevos atípicos (irregulares) e para aqueles que possuem história pessoal ou familiar de melanoma. Também podem se beneficiar pacientes de pele, cabelos e olhos claros, múltiplas efélides (sardas), história de queimaduras solares e de outros tipos de câncer de pele.
Se não conseguir encontrar uma resposta à sua pergunta, envie-nos um email para mayarahamilko@gmail.com.
O número de casos de câncer de pele está aumentando em todo o mundo. O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), com cerca de 185 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Observa-se um aumento sobretudo nas mulheres jovens com menos de 35 anos de idade. A boa notícia: O câncer de pele é facilmente tratável se detectado precocemente. Por isso, solicite a um especialista que examine regularmente a sua pele!
A radiação UV do sol desempenha um papel decisivo no desenvolvimento do câncer de pele que pode levar a danos no material genético. Se estes danos ao DNA não forem completamente reparados, as células afetadas podem se tornar células iniciais de câncer de pele. Além da radiação solar, fatores hereditários e o próprio estilo de vida também podem causar câncer.
Existem dois tipos principais de câncer de pele: Melanomas e carcinomas.
Se você responder a uma das perguntas com "SIM", procure seu dermatologista!
Alterações nas lesões de nascença podem ser uma indicação de câncer de pele. Portanto, observe suas marcas de nascimento com relação aos seguintes critérios:
Examine regularmente as suas sardas e quaisquer feridas que não cicatrizarem durante um período de quatro semanas. Preste atenção às modificações usando a regra ABCDE:
A = Assimetria: forma desigual, assimétrica
B = Borda: margens irregulares
C = Coloração: cores diferentes
D = Diâmetro: superior a 5 mm
E = Evolução: Desenvolvimento nos últimos três meses
Se a sua pele mudar, marque uma consulta com um dermatologista!
No mapeamento de corpo inteiro suas lesões ("sinais") são fotografadas e monitoradas a longo prazo. O procedimento é baseado no "método de dois passos para o acompanhamento digital", o mais avançado método de monitoramento da pele e das lesões praticado por especialistas em câncer de pele em todo o mundo.
Num primeiro passo, as imagens de toda a superfície da pele são captadas e armazenadas em segundos e de forma completamente indolor. Usando o microscópio polarizado de vídeo, nevos atípicos e alterados são então adicionalmente registrados microscopicamente, armazenados e analisados para detectar malignidade.
Durante as sessões de acompanhamento regulares, a pele e as marcas de nascença são novamente fotografadas e comparadas com as imagens do último exame. O software marca lesões novas e alteradas. Assim, mesmo pequenas alterações da pele e de cada lesão a individual, bem como novas, podem ser detectadas o mais cedo possível quando as perspectivas de cura são boas. Cirurgias desnecessárias são evitadas. Este procedimento oferece dupla segurança - especialmente para pacientes de alto risco!
O acompanhamento pós-tratamento é fundamental. Os pacientes com melanoma, dependendo do estadiamento do seu tumor, têm uma data específica para acompanhamento, podendo variar de trimestral, semestral ou anual. É muito importante este retorno na data marcada, pois estes pacientes apresentam uma predisposição a desenvolver novos tumores e a cura é dependente da precocidade do diagnóstico.
Não é necessário realizar preparo especial para a realização do exame. Deve-se apenas evitar uso de maquiagem carregada ou protetor solar com cor para garantir que a pele esteja limpa e sem obstruções durante o exame. O uso de roupas de banho (biquini/sunga) pode ser uma opção para aqueles pacientes mais tímidos, para que se sintam mais confortáveis durante o exame.
Não. É um exame não invasivo, realizado através de análise fotográfica. A médica pode aplicar um gel na pele para melhorar a qualidade das imagens durante a dermatoscopia.
Não. O paciente pode retornar às suas atividade normalmente após o exame, como se tivesse realizado uma consulta apenas. A médica fornecerá orientações gerais sobre cuidados posteriores, como evitar a exposição solar excessiva e monitorar a pele quanto a quaisquer mudanças.
Aberto hoje | 09:00 – 21:00 |
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.